-
Arquitetos: Bjarke Ingels Group
- Área: 12000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Kim Christensen, Iwan Baan, Aldo Amoretti
-
Fabricantes: Hunter Douglas
Descrição enviada pela equipe de projeto. BIG-Bjarke Ingels Group e LEGO transformam os clássicos "tijolos" LEGO em escala arquitetônica com a LEGO House, formando vastos espaços expositivos e praças públicas que incorporam a cultura e os valores de todas as experiências LEGO.
Projetado por BIG e COWI, a LEGO House é um centro de experiências para os fãs de todas as idades da marca, bem como um marco arquitetônico e um passo significativo para o objetivo da cidade de se tornar uma capital para crianças. A construção deste edifício de 12.000 m2 começou em 2014, substituindo o antigo prédio da prefeitura, com o apoio de três gerações da família LEGO e o prefeito da cidade de Billund, Ib Kristensen.
“Todas as atividades na casa estão relacionadas à nossa filosofia LEGO de que aprender através de brincadeiras promove inovação e criatividade. Brincar está no DNA do Grupo LEGO e este conceito ganha vida na LEGO House. Tudo - desde zonas de experiência e áreas ao ar livre até nossos conceitos de restaurantes - é baseado em brincadeiras e na criatividade, então, não importa o que você faça na LEGO House, sempre terá algo a ver com o brincar.” Jesper Vilstrup, CEO da LEGO House.
Devido à sua localização central no coração de Billund, a LEGO House, com 23 m de altura, é concebida como um espaço urbano tanto quanto um centro de experiências. 21 blocos sobrepostos são colocados como edifícios individuais, enquadrando uma praça LEGO de 2.000 m2 que é iluminada através das fendas e lacunas existentes entre os volumes. A praça surge como uma caverna urbana sem colunas visíveis e é acessível ao público, permitindo que visitantes acessem o prédio.
“A LEGO House é uma manifestação literal das infinitas possibilidades do tijolo LEGO. Através da criatividade sistemática, crianças de todas as idades se emponderam com as ferramentas do jogo para criar seus próprios mundos e habitá-los através de brincadeiras. Este é o grande significado da arquitetura e do LEGO: permitir que as pessoas imaginem novos mundos, que sejam mais emocionantes e expressivos do que o status quo e que lhes dê as habilidades para torná-los realidade. Isto é o que as crianças fazem todos os dias com LEGO - e é isso que fizemos hoje na LEGO House com tijolos reais.” Bjarke Ingels, Sócio Fundador do BIG.
A praça ganha vida através dos personagens urbanos, acolhendo locais e visitantes do café, restaurante, loja e instalações para conferências. Acima da praça, um conjunto de galerias se sobrepõe e cria uma sequência contínua de exposições. Cada galeria é codificada pelas cores primárias de LEGO, de modo que o encaminhamento das exposições torna-se uma jornada através de um espectro de cores.
Os primeiros pavimentos incluem quatro brinquedotecas organizadas por cores e programadas com atividades que representam um certo aspecto da aprendizagem de uma criança: o vermelho é criativo, o azul é cognitivo, o verde é social e o amarelo é emocional. Visitantes de todas as idades podem ter uma experiência imersiva e interativa, expressar sua imaginação e conhecer outros construtores de todo o mundo. O topo do edifício é coroado pela Masterpiece Gallery, uma coleção de criações adoradas pelos fãs de LEGO.
A Masterpiece Gallery é composta pelo icônico tijolo 2x4 LEGO e exibe as artes sob oito claraboias circulares que se assemelham aos encaixes deste. Como na proporção áurea, as proporções do tijolo são aninhadas nas geometrias de tudo que foi fabricado pelo homem no edifício, das cerâmicas vidradas nos degraus até paredes com o esquema global de 21 blocos. Em cima da Masterpiece Gallery, os visitantes podem obter uma visão panorâmica de 360° da cidade. Algumas coberturas podem ser acessadas através de escadarias públicas "pixeladas" que se duplicam conformando um auditório informal para as pessoas sentarem e assistirem performances.